COMO SE ALIMENTAR DURANTE AS ESTAÇÕES?

21/04/2012 17:18

  Você já reparou que em cada estação doa ano temos situações diferentes? Dias maiores que outros temperatura maior em uns dias, menor em outros, e por aí vão as diferenças.....Porque comemos as mesmas coisas o ano todo? Talvez aí esteja um dos problemas de nossa alimentação, comer a mesma coisa o ano todo mesmo percebendo as diferenças das estações, mas o que comer? como comer? Estas e outros problemas da alimentação são abordados pelo Ling Shu (Clássico de Medicina Interna do Imperador Amerelo) que é a base de toda acupuntura, assim como de todas as terapias chinesas.

  No Ling Shu temos até em que horário devemos nos recolher para ter boa saúde, já na alimentação podemos ver que a temperatura influencia e bastante no seleção dos alimentos. Percebo também, no meu caso que estou morando em altitude(SP), que isso deve influenciar a escolha dos alimentos, pois em altitude temos um ar mais rarefeito. Percebi isso quando levei meu filho ao RJ visitar meus parentes, ele respirou melhor e se sentiu muito bem da pequena icterícia que nasceu, porém quando retornamos ele teve um pouco de dificuldade respiratória.

  Mas que alimentos devemos escolher para nos alimentar durante as estações? Basicamente (para começar apenas esta, depois podemos colocar outras) podemos pegar simplesmente a característica quente e frio, pois são as características básicas das estações e a partir daí ter um parâmetro para a escolha. Por exemplo, o que comer no inverno, já que é frio?Devemos comer um pouco mais de alimentos com carbohidratos complexos, já que nosso corpo perde calor (pois está frio) mais facilmente, mas lembre-se seria melhor dar preferência as raízes, pois além de terem os carbohidratos complexos, irão aumentar o yin do corpo para podermos produzir yang. Já no Verão por exemplo devemos comer alimentos mais frios como folhas e salada de verduras frias, para não aquecer nosso organismo e ajudar a esfriá-lo. Achei um esquema muito interessante, de acordo com os cinco elementos em que mostra os alimentos de acordo com as cores, ou seja...de acordo com a cor da estação, comer alimento  da mesma cor. Mas lembre-se vermelho-verão-fogo; amarelo-terra-período de mudança entre todas as estações; branco-outono-metal; preto-inverno-água; verde-primavera-madeira. Observe bem: